JESUS E SUAS PARÁBOLAS

Em toda a Bíblia Sagrada, especialmente no decorrer do novo testamento, podemos encontrar diversas parábolas sendo usadas para exemplificar situações e atitudes cotidianas de maneira mais acessível ao entendimento de todos.  E no post de hoje vamos descobrir O que podemos aprender com as parábolas bíblicas.

Uma parábola na verdade é um gênero textual, esse termo geralmente é usado para uma pequena narrativa que tem a função de transmitir uma lição de moral. Dentro do contexto bíblico, existem inúmeras parábolas utilizadas para transmitir os ensinamentos bíblicos e a conduta moral para das pessoas. Ou seja, que as parábolas são ensinamentos adquiridos através de pequenas histórias ou narrativas que nos ensinam como viver em harmonia com as pessoas no dia a dia.

Jesus e suas Parábolas

Jesus ensinava muito por meio de parábolas para alcançar o coração do povo. As parábolas de Jesus serviram como base para aquele povo naquela época e serve como base até hoje. Todos os  acontecimentos narrados por Jesus se aplicavam de forma bastante interessante no contexto da sociedade e suas parábolas são sempre atuais, não importa quanto tempo passou.

Uma das parábolas mais conhecidas das Escrituras é a parábola do filho pródigo que está escrita em Lucas 15:11-32. A parábola do filho pródigo retrata a história de um filho que pediu para seu pai a sua parte da herança e foi embora para uma terra distante, lá ele viveu dissolutamente. E depois de ter gastado toda sua herança, começou a mendigar até por alimento. Então arrependido ele resolveu voltar para casa do seu pai, onde foi recebido de braços abertos e seu pai afirmou alegremente: “Este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” Lucas 15:24

A teologia que é a ciência que busca conhecer mais profundamente às Escrituras Sagradas, ao Senhor e a conduta ideal para os filhos de Deus são chamados de cristãos, esclarecem e estudam especificamente as parábolas de Jesus. Ou seja, que todo seguidor de Cristo, deve compreender suas parábola e por isso é necessário que o cristão faça, diariamente, uso da Teologia e seus ensinamentos.  O estudo da teologia não é uma teoria inatingível, é para a vida prática, por exemplo, diante de um chefe que pede que você minta, se analisamos o pedido e o comparamos com o que diz a Palavra de Deus, não devemos fazê-lo, mesmo que nossos colegas de trabalho e faculdades nos perguntem sobre porque o Deus do cristianismo nos impõe tantas regras.

Aprendendo com as Parábolas Bíblicas

O Ensinamentos de Jesus através das parábolas nos advertem sobre como devemos conduzir nossa vida cristã através de parábolas. Em quase todo o novo testamento podemos aprender através das parábolas sobre como devemos tratar nosso próximo, através da conhecida parábola do bom samaritano, sobre como é importante produzirmos frutos para Deus, através da parábola da figueira, sobre como podemos nos arrepender e voltar para Deus, através da parábola do filho pródigo, sobre como Deus nos ama, através da parábola das cem ovelhas e várias outras parábolas nos chamam nossa atenção para como nos conduzimos em sociedade.

curso-de-teologia-a-onine-300x188

curso-de-teologia-a-onine

Cada uma das parábolas é uma iniciativa para demonstrar a vontade de Deus para nossas vidas, enquanto estivermos nessa terra.  As parábolas usadas por Jesus nos proporcionam, de uma forma simples, o entendimento de como podemos viver a perfeita vontade de Deus.  Talvez se as parábolas não estivessem na bíblia, não teríamos a clareza de alguns ensinamentos.

A moral de todas as parábolas é que Deus amou o seu filho e por amor aplica a sua correção em nós para que vivamos melhor. As parábolas da bíblia são os ensinamentos e as correções do próprio Deus para as nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *